Botox: grande aliado da aparência jovial

Tratamento promete suavizar as indesejadas rugas e linhas de

unnamed-4

A busca pela aparência jovem faz com que cada vez mais pessoas recorram ao botox. Tanto mulheres quanto homens estão se submetendo às injeções da toxina botulínica a fim de livrar-se das temidas rugas e marcas de expressão. De acordo com a Dra. Vanessa Penteado, pós-graduada em dermatologia e medicina estética e proprietária da Clínica Pantheon – com unidades em Campinas e em Jaguariúna -, o tratamento traz resultados mais visíveis e rápidos do que os cremes, no entanto, antes da aplicação, é necessária uma avaliação médica.

A Toxina Botulínica é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum e é indicada principalmente para tratarrugas de expressão, como as que acontecem na região frontal (testa), na região glabelar (entre as sobrancelhas) e região peri-orbicular (ao redor dos olhos, os famosos “pés-de-galinha)”. Também pode ser usada para diminuir suor em áreas como axilas, mãos e pés (hiperidrose) e para corrigir o sorriso gengival”, explica a especialista.

O botox é ideal para as pessoas que não desejam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos. “A toxina botulínica ajuda a retardar, manter e até mesmo ajuda a reverter os sinais de envelhecimento com muita eficácia”, avalia a médica.

De acordo com Dra. Vanessa, a Toxina é injetada nessas rugas e age como bloqueadora neuromuscular, impedindo parcial ou totalmente a contração do músculo. Para a especialista, para quem quer o efeito permanente e sem intervalos, é indicada a aplicação, aproximadamente, a cada quatro meses.

PERGUNTAS FREQUENTES 

Dra. Vanessa Penteado responde algumas das principais dúvidas:

Tem contraindicação? 

Ele não pode ser aplicado em gestantes e deve ser evitado no caso de infecções no local a ser tratado. 

Quais são os efeitos colaterais? 

Não são conhecidas reações alérgicas à toxina botulínica porém, podem ocorrer efeitos colaterais transitórios como dor de cabeça após o procedimento ou a “ptose palpebral” (abaixamento da pálpebra superior). Outro efeito colateral possível é a formação de pequena equimose (mancha roxa) no local das injeções.

A durabilidade dele é menor em uma pessoa que pratica atividade física?

Existem evidências científicas de que a toxina botulínica pode ter a sua duração reduzida em pacientes com atividade física extenuante. Isso ocorre tanto pela hipertrofia muscular facial desses pacientes quanto à contração exercida durante o exercício.

Quando passa o efeito, as rugas aumentam?

Se você interromper as aplicações de botox por um período muito superior a seis meses, sua pele irá voltar ao que era antes de começar a aplicar, muitas vezes até um pouco melhor, mas não ficará pior.

O botox pode paralisar algum músculo da face?

Se for aplicado na quantidade e com a correta precisão anatômica, isto não acontecerá, já que o que se deseja é a contração suave e harmônica dos grupos musculares com alívio da tensão na face. Por isso é fundamental que a aplicação seja feita por um médico especialista.

Serviço

Dra. Vanessa Penteado  (CRM 95309)

Pantheon Jaguariúna

Rua Ceará, 39, bairro Dom Bosco

Telefone: (19) 3867-4885

Pantheon Campinas

Endereço: Avenida Jesuíno Marcondes Machado, 590, bairro Nova Campinas

Telefone: (19) 3203-4885

Informações: http://clinicapantheon.com

Informações à imprensa: Kátia Nunes e Diana Siquelero (19) 3295-7000/ (19) 99751-0555 e comunicacao@antoniamariazogaeb.com.br

Anúncios

Obrigada por seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s